sexta-feira, 1 de maio de 2009

PICANHA AO FORNO COM SAL GROSSO

Esta receita é ótima porque substitui perfeitamente o churrasco. Fica melhor ainda se acompanhado com um arroz branco e uma salada de batata com maionese.

INGREDIENTES:
Uma peça de picanha e maminha;
3 quilos de sal grosso.

MOLHO:
4 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de azeite;
1 cebola (picada).

MODO DE FAZER:
Pegue uma assadeira (uma forma quadrada), cubra o fundo com sal grosso, ou seja, faça uma “cama” para colocar a carne. Após deite a carne em cima do sal grosso, com a parte da gordura virada para cima. Agora pegue o restante do sal grosso e cubra a carne. Não deixe nenhuma parte da carne descoberta. Ela deve estar totalmente escondida debaixo do sal grosso. Leve para assar no forno em temperatura máxima (mais ou menos 200 graus) por 2 horas.
Após 2 horas desligue o forno retire a picanha do sal, coloque em uma tábua para cortar carne (se você tiver uma grande) ou então em um refratário que não vá ser danificado quando você cortar a carne. De umas batidinhas na carne para retirar todo o excesso de sal. Corte em fatias.
PREPARANDO O MOLHO:
Aqueça a manteiga junto com o azeite em uma frigideira, frite a cebola por alguns instantes e derrame sobre a picanha preparada. Ou então sirva o molho em uma tigela a parte, para que cada um sirva a seu gosto, já que tem muitas pessoas que não gostam de cebola.

DICAS:
1) Se a carne estiver congelada não há problema, ela pode ser colocada para assar congelada.
2) Se você é daquelas pessoas que não gosta de desperdiçar nada, pode (assim que esfriar) guardar o sal grosso para ser usado novamente em outra receita ou churrasco.

PEIXE DESCABELADO



INGREDIENTES:

1 quilo de filé de peixe;
1 copo de requeijão;
300 gramas de queijo fatiado mussarela;
300 gramas de presunto fatiado;
2 tomates picados (se os tomates não estiverem muito maduros adicione uma colher de extrato de tomate ou então substitua os tomates por uma lata de molho de tomate);
1 cebola media picada
1/2 pimentão picado (esse ingrediente não é obrigatório);
3 dentes de alho picadinhos (opcional)
1 pacote de batata palha;
Sal a gosto.

MODO DE FAZER.
Prepare o molho: Pegue uma panela média, coloque uma colher de azeite na panela, após coloque a cebola, leve ao fogo para fitar. Não deixe a cebola queimar apenas de uma refogada (lembre que se você não gosta de sentir a cebola na comida, pique ela em pedaços bem pequenos, assim ao cozinhar ela irá se dissolver ficando apenas o gosto). Quando a cebola estiver refogada, sem desligar o fogo, adicione o tomate, o pimentão e alho. Mexa os ingredientes na panela para que ele se misture com a cebola. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Quando o tomate estiver derretendo adicione um copo de água. Coloque sal (mais ou menos uma colher rasa de sopa, prove se não ficar a seu gosto vá adicionando mais sal aos pouquinhos). Deixe cozinhar. Quando o molho estiver fervendo adicione o filé de peixe. Eles devem ficar mergulhados no molho. Deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Desligue o fogo e em seguida adicione o copo de requeijão ao molho, mexa para que ele se misture.
Pegue uma forma, ou um refratário que possa ir ao forno. Unte com manteiga (pegue um guardanapo e use para espalhar margarina na forma) Acomode os filés de peixe na forma, e após derrame o molho restante por cima. Cubra com o presunto, por cima dele coloque o queijo e depois tape tudo com a batata palha. Leve ao forno até que o queijo derreta. Agora é só servir

Acompanhamento:
Fica ótimo com um arroz branco e uma saladinha verde.